Espiritismo




A Doutrina Espírita, ou Espiritismo, é um conjunto de informações e conhecimentos trazidos pelos Espíritos Superiores e codificados por Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec1). O Espiritismo tem seus fundamentos estabelecidos em cinco obras chamadas de “Obras Básicas2” todos escritos por Allan Kardec com a ajuda dos Espíritos Superiores e que tocam nas questões mais importantes da humanidade até então sem resposta satisfatória. Devido à profundidade que o Espiritismo tomou Kardec o definiu como uma doutrina com tríplice aspecto: Filosófico, Científico e Religioso.

Alguns aspectos do Espiritismo são:

·         No Espiritismo existem sacerdotes ou hierarquia?
Não. A Doutrina Espírita não possui nenhum tipo de sacerdote nem hierarquia formal. A hierarquia que pode existir é a hierarquia moral onde alguém recebe notoriedade pela conduta moral digna e pelos exemplos que dá.

·         No Espiritismo existem rituais?
Não. O Espiritismo não possui cerimônias ou rituais, pois os Espíritos explicaram que tudo está na intenção, não na forma. Daí não existir no Espiritismo cerimônias de casamento, batismo, primeira comunhão e etc.

·         Como me converto ao Espiritismo?
A Doutrina não possuindo rituais, dá-se que a conversão ao Espiritismo está desprovida de qualquer atitude exterior, depende exclusivamente de uma ação íntima. Àqueles que desejam conhecer o Espiritismo aconselhamos que procurem um Centro Espírita3 para que possam tomar contato mais direto com a Doutrina Espírita através dos diversos estudos que os Centros Espíritas oferecem.

·         Quais os princípios fundamentais do Espiritismo?
Os princípios fundamentais do Espiritismo são:
        i.   Crença em um Deus único e perfeito, criador de todas as  coisas;
        ii.  Crença na existência e imortalidade da alma;
        iii. Comunicabilidade entre espíritos encarnados (vivos) e  desencarnados (mortos);
        iv. Pluralidade dos mundos habitados;
        v.  Reencarnação;
        vi. Princípio da evolução infinita.
 _________________________________________________________________

1. Ver página  sobre Allan Kardec.
2. Ver página sobre as Obras Básicas do Espiritismo.
3. Ver página sobre os Centros Espíritas.