quinta-feira, 12 de março de 2009

O Amigo Oculto


O AMIGO OCULTO

“Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.” — (LUCAS, capítulo 24, versículo 16.)

Os discípulos, a caminho de Emaús, comentavam, amargurados, os acontecimentos terríveis do Calvário.
Permaneciam sob a tormenta da angústia. A dúvida penetrava-lhes a alma, levando-os ao abatimento, à negação.
Um homem desconhecido, porém, alcançou-os na estrada. Oferecia o aspecto de mísero peregrino. Sem identificar-se, esclareceu as verdades da Escritura, exaltou a cruz e o sofrimento.
Ambos os companheiros, que se haviam emaranhado no cipoal de contradições ingratas, experimentaram agradável bem-estar, ouvindo a argumentação confortadora.
Somente ao termo da viagem, em se sentindo fortalecidos no tépido ambiente da hospedaria, perceberam que o desconhecido era o Mestre.
Ainda existem aprendizes na “estrada simbólica de Emaús”, todos os dias. Atingem o Evangelho e espantam-se em face dos sacrifícios necessários àeterna iluminação espiritual. Não entendem o ambiente divino da cruz e procuram “paisagens mentais” distantes... Entretanto, chega sempre um desconhecido que caminha ao lado dos que vacilam e fogem. Tem a forma de um viandante incompreendido, de um companheiro inesperado, de um velho generoso, de uma criança tímida. Sua voz é diferente das outras, seus esclarecimentos mais firmes, seus apelos mais doces.
Quem partilha, por um momento, do banquete da cruz, jamais poderá olvidá-la. Muitas vezes, partirá mundo a fora, demorando-se nos trilhos escuros; no entanto, minuto virá em que Jesus, de maneira imprevista, busca esses viajores transviados e não os desampara enquanto não os contempla, seguros e livres, na hospedaria da confiança.

Fonte: Caminho, Verdade e Vida, pelo espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.
____________________________________________________________

Texto magnífico de Emmanuel que nos vem lembrar da responsabilidade de sermos divulgadores do evangelho de Jesus, evangelho que leva amor, consolo e esperança aonde chega. Não pensemos nunca em parar, pois alguém necessita do nosso gesto, da nossa atitude de sermos instrumentos de Deus na Terra para espalhar o consolo a todos que necessitem.
Trabalhemos, trabalhemos e trabalhemos e se um dia nos acharmos cansados da luta lembremos que temos um Amigo oculto que nos acompanha e ampara em todos os instantes da vida, seu nome é Jesus e ele só nos pede que prossigamos porque ele estará conosco em qualquer momento, lugar e situação.

Um abraço e muita paz a todos, fiquem com Deus e nosso divino amigo oculto, Jesus!